domingo, janeiro 09, 2005

Évoramonte

Ontem fomos a Avis comprar azeite para o ano e almoçámos em Évoramonte, cujo centro histórico é um conjunto de casas dentro de muralhas medievais no alto de um monte, como Marvão ou Monsaraz, mas em mais pequeno. O paço-fortaleza é um dos pontos altos (literalmente) da paisagem, em viagens na A6.

Évoramonte, 8 de Janeiro de 2005 Posted by Hello

O almoço foi no "A Convenção" (o nome é referência a um episódio da História de Portugal), um restaurante com uma vista excepcional, uma lista reduzida, boa comida, serviço afável e preços excessivamente caros para a experiência. Entradas: paiola e queijo; grãos cozidos com ovos. Sopas: eu pedi a de tomate com ovos, ela o caldo verde. Prato: uma dose de carne de porco à portuguesa que dava para 3 ou 4 (trouxemos o resto, eles acondicionam a comida para levar). Garrafa pequena de vinho da casa, da Adega Cooperativa de Borba. Garrafa pequena de água. Pão. Uma bica. Penso que foi tudo e estava tudo irrepreensível. Preço: quase 45 euros. O que leva a supor que uma refeição completa para dois com um vinho à altura da refeição se lance aos 35 euros por pessoa. Um manifesto exagero que configura uma relação qualidade/preço muito problemática.


A vista lá de cima, 8 de Janeiro de 2005 Posted by Hello

Quando se trata de restaurantes alentejanos, parece ser incontornável referir o Fialho de Évora. Estive lá uma vez, um almoço de sábado como este, há uns 4 anos e não tenho da experiência uma memória positiva, porque a postura e o serviço me pareceram estupidamente arrogantes e essa é na verdade a única recordação que me resta.

O meu restaurante alentejano de referência em Évora tem sido a Cozinha de Santo Humberto. E o melhor restaurante alentejano que conheço, onde a relação qualidade/preço é, mais do que justa, favorabilíssima, continua a ser o Galito, em Carnide (Lisboa).

  • Convenção (A), tel. 268 959 217 . Rua de Santa Maria, 26, Évoramonte. Encerra às 2ªs feiras.
  • Fialho (O), tel. 266 703 079 . Trav das Mascarenhas 14-16, Évora. Encerra à 2ª feira e 3 primeiras semanas de Setembro.
  • Cozinha de Santo Humberto, tel. 266 704 251. Rua de Santo Humberto, Évora. Encerra à 5ª feira (de longe, a sala mais bonita destes quatro).
  • Galito (O), tel. 217 111 088 ou 217 166 475. Rua da Fonte, 18D, Carnide, Lisboa. Encerra domingos e feriados. O melhor restaurante alentejano que conheço (conheço cerca de 30).